Fornecimento de Concentrado na Alimentação de Equinos
    Nutrição Equina    0Comentários
Fornecimento de Concentrado na Alimentação de Equinos

Quando o volumoso não é suficiente para suprir as necessidades nutricionais dos equinos, algum tipo de concentrado deve ser fornecido. Para isso, deve ser feita uma adaptação na qual a quantidade de concentrado deve ser aumentada gradativamente, 300 g/dia, até que a quantidade necessária seja atingida, conforme o escore da condição corporal.

Cavalo no cocho

Quaisquer alterações nos padrões de cor, e tamanho da partícula das fezes podem indicar anormalidades no intestino grosso e a adaptação deve reiniciar.

Os equídeos devem receber no máximo 0,5% do peso vivo por refeição, nos horários previstos, pois os equinos são animais de hábitos rotineiros.

Se o volumoso não estiver sempre disponível, é preciso ofertar o concentrado 2 (duas) horas após o fornecimento de volumoso. Para equinos atletas, deve ser fornecido no mínimo 4h antes da prova e 2h depois da prova. É importante verificar a relação Ca:P (cálcio/fósforo) que deve ser de 1,5 a 3,0 por 1 e a relação PB:ED de acordo com a categoria animal.

Rações Futura possui excelentes linhas de concentrado, com o diferencial de qualidade de ingredientes utilizados na formulação.

A linha Nutri-Horse possui dois teores de proteína bruta (PB): 12% para equinos em manutenção ou trabalho moderado e garanhões e 15% para potros após 6 meses de idade, equinos em trabalho pesado e éguas no terço final da gestação e em lactação. É uma ração peletizada, processo que aumenta a digestibilidade dos nutrientes, com adição de 7  (sete) vitaminas e aromas para aumentar a palatabilidade da ração.

A ração Nutri-Horse deve ser fornecida de 1,0 a 1,5 kg para 100 kg de Peso Vivo, dividida em três refeições diárias.

Já a linha Maximus é de qualidade ainda melhor e possui três relações:

  • Maximus Potro: com 18% da PB
  • Maximus Prova: 15% de PB e 7% de óleo de canola.

Maximus Absolut: para equinos adultos, com 11% de PB, com milho floculado e aveia laminada, 40% de feno peletizado de alta qualidade. A melhor qualidade dos ingredientes utilizados nessa linha permite maior aproveitamento dos nutrientes e ótimo desempenho.

Ração Equina Maximux Absolut

As rações da linha Maximus ainda possuem 13 vitaminas essenciais para os equinos. São ricas em biotina, que fortalecem o casco e pelos, minerais orgânicos de alta digestibilidade e leveduras, que melhoram o ambiente intestinal e ativa o sistema imunológico dos animais.

ração Maximus Absolut pode substituir parcialmente ou totalmente o volumoso.

  • Se a forragem for muito boa e abundante, fornecer 1 a 2 kg por dia;
  • Se a forragem for ruim, fornecer de 4 a 5 kg por dia.
  • Na ausência total de forragem, forneça 1,8 a 2% do peso vivo, fazendo a devida adaptação:

Fornecer inicialmente 3 kg da ração Maximus Absolut por equino adulto e aumentar 300g por dia até atingir o consumo total do animal (aprox. 1,8% a 2,0% do peso vivo), dividido em no mínimo 3 (três) tratos diários.

Compartilhar este Post:

Comentários

Faça login ou Cadastre-se para publicar comentários