Como evitar a hipertermia dos cães neste verão?
    Cães e Gatos    0Comentários
Como evitar a hipertermia dos cães neste verão?

O verão brasileiro é muito quente e registra temperaturas acima de 40 graus em várias regiões do país. Com isso temos que aumentar os cuidados com os nossos cães para manter o equilíbrio de sua temperatura corporal. Cuidar para que os cães não fiquem excessivamente expostos ao calor é fundamental para evitar hipertermia canina.

Cães descansando na sombra

Hipertermia Canina

A hipertermia é e é resultado da perda do equilíbrio de calor. A hipertermia por intermação ou choque térmico é uma forma comum de dissipação inadequada de calor, ocorrendo a partir da exposição do animal a altas temperaturas ambientais, o que ocasiona o aumento da carga de calor a uma taxa mais rápida do que o corpo é capaz de dissipar. Segundo publicação da REVISTA DE CIÊNCIAS AGROVETERINÁRIAS da Universidade do Estado de Santa Catarina, "isso é especialmente válido para raças de cães de grande porte e braquiocefálicas. A intermação pode ocorrer rapidamente no cão, principalmente em ambientes fechados e com pouca ventilação."

Pugs Dogs

Cuidados para evitar a hipertermia canina

A Agro Capixaba sempre se preocupa com o bem estar dos animais e tem como princípio estar ao lado de seus clientes para ajudar a cuidar com amor de seus cães. Recentemente realizamos uma live com a Médica Veterinária Dra. Natalia Manette Ardizon para falar sobre os cuidados que devemos ter pra evitar a hipertermia nos cães nestes dias de altas temperaturas. Acompanhe algumas dicas importantes da Dra. Natalia e cuide para que seu cão não se exponha excessivamente ao calor.

Assista a live:

  • Ofereça sempre água gelada o tempo todo;
  • Mantenha seu cão em lugar fresco;
  • Faça tosas higiênicas com maior frequência, isto ajuda a manter a temperatura corporal, principalmente se o seu cão gostar de ficar no sol;
  • Se puder, deixe um tapete gelado à disposição do seu cão pra ele se deitar e refrescar;
  • Faça formas de água de côco com pedaços de frutas como maçã, goiaba, mamão, melão, manga, melancia que são frutas do verão mesmo. O tamanho das formas vai variar de acordo com o porte do seu cão. Ofereça que eles adoram sorvetes no verão!
  • Evitar uvas e carambolas que podem causar mal ao seu cão;
  • Jamais deixe o seu cão fechado dentro do carro, mesmo em dias não muito quentes.

O que fazer se perceber sinais de hipertermia em seu cão

Segundo a Dra. Natalia Ardizon, se você se deparar com um caso de um animal que está tendo uma hipertermia, que está quase desmaiando, não respondendo, com a pupila dilatada, você precisa imediatamente tirá-lo deste quadro. Se for possível leve-o, com urgência, para uma clínica veterinária. Caso contrário, siga as dicas do que fazer para amenizar o quadro de hipertermia e baixar a temperatura do seu cão:

  •  Passe álcool nas patinhas e na barriga do cão;
  •  Dê um banho com água bem fresca;
  •  Jogue a água principalmente nas regiões que não tem pelo pra melhorar o atrito da água com a pele do animal;

Compartilhar este Post:

Comentários

Faça login ou Cadastre-se para publicar comentários