Café Conilon Vitória

Café Conilon VitóriaVariedade clonal de café Conilon eleva a produção na lavoura.

A variedade de café clonal ‘Incaper 8142’(Conilon Vitória) foi desenvolvido a partir da seleção, avaliação e caracterização de clones ao longo de 18 anos de pesquisas área de melhoramento genético, com foco para o Estado do Espírito Santo. Todos os clones utilizados como componentes foram selecionados nas lavouras comerciais em locais mais representativos para o cultivo de café no Estado.

Nesta nova variedade estão reunidos 13 clones superiores, levando-se em consideração a produção, adaptação aos diferentes ambientes, estabilidade de produção ao longo dos anos, longevidade, resistência a pragas e doenças, uniformidade de maturação dos frutos, rendimento de beneficiamento, tamanho de grãos, índice de grãos do tipo “moca”, vigor vegetativo, entre outros.

Café Conilon VitóriaOs clones mais produtivos alcançam em media 83 Sc benef./há. Os resultados obtidos sugerem para o plantio de 2222 a 3000 plantas por hectare e condução da lavoura com cerca de 10000 hastes produtivas/há, podendo em solos mais férteis optar por espaçamentos mais abertos, ou pela realização de podas drásticas mais freqüentes. Os grãos incluídos nos clones são de tamanho grande ou muito grande,com boa uniformidade de maturação. O ganho ao rendimento pós-colheita não foi significativo ficando próximos as demais variedades já melhoradas pelo Incaper.

É muito importante que todos os clones desta ou de qualquer outra variedade clonal de café conilon, sejam utilizados em quantidades proporcionais, já que cada um tem suas características próprias proporcionando maior estabilidade às lavouras e segurança aos cafeicultores. O plantio em linha e fator determinante para um bom desempenho da variedade. Os clones devem ser plantados intercalando-se uma linha de cada clone, sem que a seqüência seja repetida na mesma ordem adotada nas linhas iniciais, proporcionando uma condição favorável e adequada polinização entre diferentes clones que formam a variedade. Até o momento recomenda-se o plantio de apenas uma linha de cada um dos clones e que todos eles sejam cultivados na mesma proporção, de forma equilibrada, sem a exclusão de nenhum deles.

Com esta variedade espera-se que, como já vem acontecendo nos últimos dez anos, a renovação da lavora de conilon do Estado continue em ascensão, já que estima-se que neste período cerca de 91 mil hectares da lavoura tenha sido beneficiados com os variedades já desenvolvidas pelo Incaper, com um incremento de 150% na produtividade média, que passou de 8,99 para 22,50 Sc benef./há.

O produtor rural conta com mais uma ferramenta para aumentar sua produtividade podendo assim continuar a participar deste mercado tão competitivo.

Fonte: Café Conilon-FONSECA,A.F.A.(INCAPER,Documentos,127)

Veja o documento http://www.incaper.es.gov.br/servicos/images/folderConilonVitoria.pdf

Sobre Roberto Dias Ribeiro

Idealizador do portal Agro-Capixaba, diretor comercial e sócio fundador.Formado em Gestão em Agronegocio pela FAESA,com especialização em Gestão Ambiental atualmente exerce o cargo de Secretário de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Santa Leopoldina-ES.
Esta entrada foi publicada em Café e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

69 respostas a Café Conilon Vitória

  1. Roque Rosa disse:

    plantei um jardim do clone vitoria de 1 a 13,epero ter bom resultado

  2. Bruno
    Entre em contato com o Eduardo ele pode te auxiliar na condução das mudas.

  3. Eduardo Ton disse:

    Bruno; A produtividade dos clones é muito relativa, variando de solo pra solo, clima, adubação etc.
    na minha opinião e sem duvida o clone 02 é o que mais carrega, porem ele é para cafeicultores de alta tecnologia pois é muito susceptível a ferrugem e falta de água. Seguido do 08 que eu gosto muito como se tivesse no meio termo de produção/doenças, o mais resistente e robusto é o 13 e o mais bonito também. O 05 e 04 também são muito bons os outros eu recomendo o descarte. O café conilon é alógomo ( polinização cruzada ) por incompatibilidade genética por isso recomendo que não uniformize muito a plantação e trabalhando alternando as linhas não por quadras ou blocos separados de clones diferentes. Quais quer duvida estou a disposição.

  4. fabio disse:

    ola! gostaria de comprar sementes de cafe conillon vitoira do clone g2

  5. fabio disse:

    gostaria de comprar sementes de café conillon vitória do clone 02 e 35 separados. obrigado ver disponibilidade tambem de frete para itabela ba, com relação a quantidade seria mais ou menos 5 kg de cada. sem mais fabio

  6. Eduardo Ton disse:

    Não recomendo o uso de semente para a formação de mudas somente em ultimo caso, pois o café conilon diferentemente do café arabica é de polinização cruzada e utilizando a semente você não obitera uma planta igual a planta mãe.

  7. dejair romagna disse:

    gostaria de saber qual a largura e a profundidade da cova
    para a prantaçao do conilon,vai ser plantado em sta leopoldina-es.

  8. Eduardo Ton disse:

    Dejair;

    A cova mais recomendada é 40x40x40cm.
    40cm de largura comprimento e fundura.
    A incorporação de fosforo na cova é muito importante, recomendo sempre 300gr de FH480 e 150 Calcario.
    Esistem outros como super simples, super triplo, hiperphos. O bom do fh480 que contem micronutrientes, é uma adubação barata e que da resultado certo.

  9. Micheli Poli disse:

    Olá Sr Roberto, necessito de contatos de fornecedores de café Conillon em MInas e no Espirito Santo

    Grata

  10. Arnaldo Pedro biaz disse:

    Sr Roberto, tudo bem com o senhor. gostaria de saber qual a produtividade maxima que pode chegar o café conilon vitória no Espirito santo.

  11. Valdemir disse:

    eu gostaria de saber qual a diferença entre café fino e conilon

  12. WAYLSON ZANCANELLA QUARTEZANI disse:

    Olá!Sou aluno de Doutorado da FCA/UNESP (BOTUCATU) e fiho de cafeicultor na região de São Mateus – ES. Estou desenvolvendo um projeto para realização da minha tese com café conilon, utilizando como material os clones 02 e G35. Porém estou tendo dificuldades em encontrar materias literários com referencias e sitações aos respectivos clones. Alguém saberia me informar onde posso encontrar alguma coisa.

    desde já agredeço.

  13. Edmo Basilio disse:

    Waylson
    Você poderá conseguir informações sobre o G#35com o Sr. Vanderlino Bastos, da Empresa Verdebras Biotecnologia, o qual obtive informações que foi o desenvolvedor desta Variedade.
    Sobre a Var. G35, até onde sei esta não é composta apenas de 1 clone. E sim, originalmente, de 35 clones superiores que eram plantados aleatóriamente (ao invés de plantio em linhas). Hoje alguns viveiristas selecionaram 7, 9 e alguns 11 clones e o tratam de G35 melhorado. E utilizam esses materiais plantados em mistura em uma linha intercalando com 2, 3 e até 4 linhas do 02.
    E sobre o Clone 02, este é o mesmo clone de nº V12 na Var. Vitória, ou seja, para você obter as informações sobre o clone 02 basta coletar os dados publicados do INCAPER referente ao clone V12 da Var. Vitória.
    Espero ter ajudado.
    Obs.: Não tenho o contato do Sr. Vanderlino Bastos em mãos, mas caso n consiga posso providenciar pra você.

  14. fabiano marcarini disse:

    olá, sou estudante de engenharia elétrica e estou fazendo um controlador para irrigação de café conilon, ele irá manter o solo em um determinada umidade através de irrigação automática, mas não achei muita coisa sobre o melhor nível de umidade e o melhor mecanismo para irrigação do solo para o café conilon. você teria algo para me passar sobre esse assunto?
    muito obrigado pela atenção.

  15. Mozart disse:

    Prezados,
    Tecnicos, Viveirista e Cafeicultores.
    Estou pesquisando a viabilidade de plantar cafe. Gostaria de saber a produtividade do 8141, mudas feita da semente e a diferença do clone.
    Grato
    Mozart

  16. ADRIANO STOFFEL disse:

    GOSTARIA FAZER CONTATO COM EMPRESA QUE TENHA PRODUÇÃO E SE ENTERESSE EM VENDAS PARA O MERCADO CHINES.DEIXO MEU NUMERO DE TELEFONE PARA CONTATOS 051-84253932

  17. Darcy Formigoni Filho disse:

    Olá eu estive pesquisando sobre o café vitória(clonal), e vi que possuem 13 clones.
    vi também que o melhor espaçamento para plantio é de 1,3m entre pés e 3,0 m entre linhas. Estou querendo iniciar um plantio com os colones 02,G35 melhorado e o Vitória.
    A lavoura será em Colatina devidamete irrigada por sistema de micro jet e adubada.

    Queria saber de vocês detalhadamente como faço a distribuição desses clones para iniciar o plantio ? Quantos desses clones devo usar ?

    Aceito opiniões sobre o sistema de irrigação, mas andei visitando umas lavouras com esse sitema e gostei muito do resultado.

    Aguardo resposta , obrigado !!

  18. Bom dia!!!

    Sou Eng. Agr. Pesquisador do IPA-Instituto Agronômico de Pernambuco e venho trabalhando com café conilon desde 1998, especialmente na Zona da Mata de PE. Atualmente trabalho na Região semi-árida do Estado e desejo realizar um plantio de café conilon irrigado e sombreado com coqueiro, já exitente,preciso inaformações sobre espaçamento, sistema de irrigação, aquisição de mudas clonais, var. estudos de produtividade de grãos de café em condições semi-árida com irrigação.
    Agradeço pelas informações

  19. GETULIO FERREIRA CRUZ disse:

    Temos uma torrefaçãode cafée usamos muito o café conilon, infezlimente so estou achando escolha enão consigo fazer um BLEND CORRETO, precisamos de forncedores que forneçam conilon de boa qualidade.

Os comentários estão encerrados.