Administrar numa pequena propriedade rural

Propriedade RuralPara administrar uma pequena propriedade rural familiar deve-se primeiro definir o objetivo geral desta família que geralmente consiste em proporcionar o bem estar aos seus membros, provendo o seu sustento, trazendo mais conforto e bens como carro, mais terras, maquinas para facilitar o trabalho, saúde e educação.

Para realização de uma administração e necessário que a família distribua entre seus membros as funções na produção, comercialização, financeira e recursos humanos. Estes membros devem ser escolhidos para cada destas partes seguindo as aptidões de cada um. Muitas vezes um membro pode assumir mais de uma desta função. É bom lembrar que cada um destes elementos devem ser planejados, organizados, ter direção e controle. No planejamento deve-se definir o que se deve fazer, quais os objetivos a serem alcançados. O Planejamento estratégico também deve ser empregado para definição de um objetivo a longo prazo. No planejamento operacional os agricultores devem esta mais ligados ao uso da terra, como plantar, em quais épocas,quantidade, programa de trabalho,o que fazer durante os dias, etc..
A organização também é essencial tanto a nível estratégico, mais ligado a direção dos negócios, como na áreas operacionais.

É bom lembrar que cada membro da família tem que estar bem sintonizado com o objetivo geral da família, sabendo da função de cada um, com detalhamento do seu papel.
Na função da direção geralmente esta o papel do pai da família direcionando como serão feitas as plantações e demais ações na propriedade e os objetivos a serem atingidos.
No controle todos devem medir e avaliar os seus setores, para saber se os objetivos estão sendo alcançados, podemos citar com exemplo controlar a produção de um determinado plantio para saber se a produção alcançada esta compatível com a área plantada.

Na propriedade deve-se ser observada sua lógica diferenciada, dada as peculiaridades do ambiente rural, com muitas variáveis, como dependência do clima, irreversibilidade do ciclo de produção, dependência de condições biológicas, estacionalidade da produção, trabalho ao ar livre, riscos, perecibilidade dos produtos e sistema de competição econômica. Também é importante o produtor esta preparado para tomar as decisões, analisando e fazendo a escolha entre todas as diferentes variáveis existentes.

Como vimos administrar uma pequena propriedade rural, não é tarefa tão fácil, mais com organização e entendimento entre os familiares tudo pode se tornar fácil.
O Incaper, Sebrae e outros órgão ligados ao poder publico estão ai a disposição para quando solicitados, auxiliar neste trabalho de profissionalização do homem do campo.

Sobre Roberto Dias Ribeiro

Idealizador do portal Agro-Capixaba, diretor comercial e sócio fundador.Formado em Gestão em Agronegocio pela FAESA,com especialização em Gestão Ambiental atualmente exerce o cargo de Secretário de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Santa Leopoldina-ES.
Esta entrada foi publicada em Agronegócio e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

14 respostas a Administrar numa pequena propriedade rural

  1. Joesi de Souza Castro disse:

    Prezado Senhor
    Gostei do que está escrito. Considero o assunto muito complexo pois envolve uma grande número de variáveis para estudos. Como professor de Gestão na EAFA, tenho tentado enfatizar o assunto por considerá-lo de fundamental importância para sobrevivência dos Agricultores Familiares. Neste sentido, tenho trabalhado com os alunos da Cafeicultura a prática do Planejamento Estratégico, em uma propriedade familiar, localizada em Muniz Freire. No entanto, não tenho bibliografias suficientes para aprofundamento dos estudos. Neste sentido gostaria indicações de materiais técnicos que possam me ajudar.
    Obrigado

  2. O caminho é este mesmo.As ferramentas da administração devem ser empregadas nas pequenas propriedades.Dificuldades surgem até pela falta de educação básica,mais com treinamentos especificos é possível contornar a situação e fazer com que o pequeno produtor aprenda a participar do mercado da forma global que ele hoje se impõe.Algumas referncias bibliograficas de que disponho:
    ANTUNES, Luciano Médici. Manual de administração rural: custos de produção. Guaíba: Agropecuária, 1994.

    BARBOSA, Jairo Silveira. Administração Rural a Nível de Fazendeiro. São Paulo: Nobel, 1983.

    BATALHA, Mário Otávio. Gestão agroindustrial. São Paulo: Atlas, 2001.

    CHIAVENATO, I. Teoria geral da administração. São Paulo: Atlas, 1993.

    HOFFMANN, R. et ali. Administração da empresa agrícola. 6a. ed. São Paulo: Editora Pioneira, 1987.

    VALE, Sônia Maria Leite Ribeiro do. Manual de escrituração da empresa rural. 2ª. ed. Viçosa: UFV,2000.

    Obsv.Gosto muito do Mario Batalha e Jairo Barbosa.

  3. Lívio disse:

    Gostaria de receber algum material referente a administração rural, sou aluno de administração e pretendo fazer minha monografia sobre este tema: Administração Rural

  4. Ok Livio
    No comentário acima já estão listas de alguns autores que vc pode utilizar em sua monografia.Caso queira mais material faça seu registo no site e solicite via email que podemos enviar alguns artigos e trabalhos que temos.

  5. Entrei no site e vi o nome do Josei da EAFA que não tinha noticia a muito tempo um abraço companheiro.
    Estou trabalhando no INCAPER de Marechal Floriano e enfocando o aspecto da propriedade rural com um todo. O primeiro passo e fazer aplanta da propridade e depois sentar com produtor e decidir os projetos. Sugiro a formação de um grupo interessado com Lucio Froes , o Jose Clerio de Ibatiba,o Rogerio DelaCosta e outos interessados

  6. Ola José Onofre acho a sua idéia muito boa principalmente de grupos interessados para discutir o assunto caso queiram podemos dispor no site de um “forum virtual” para discursão deste tema em breve.
    Abraços

  7. Elaine Maria Pacheco disse:

    Olá gostei deste assunto, pois pretendo fazer meu TCC da faculdade sobre a sustentabilidade de pequenas propriedades rurais.Também se for possível gostaria de receber algum material sobre pequenas propriedades rurais.

  8. NEMAR PAULINA disse:

    EU GOSTARIA DE OBTER MAIS INFORMAÕES, DE COMO ADMINISTRAR A MINHA PEQUENA AREA DE TERRAS QUE GANHEI DO MEU PAI. ELE ME DEU QUINZE ALQUEIRO, MEU MARIDO ACHO QUE NÃO SE ENTERESA ,NA TERRA NÃO TEM CASA, TEM PASTOS QUE ESTÃO ALUGADOS PARA O MEU PAI; ELE TA ME AJUDANDO ME PAGA COM BEZERRAS. EU PRECISO FORMAR UM PEDAÇO LA, MEU PAI ME EMPRESTA O TRATOR, MAS COMO TRABALHAR SEM DINHEIRO? PRECISO DE UMA SOLUÇÃO, NÃO ESTOU ENCONTRANDO, SE EU CONSEGUIR O DINHEIRO EU MESMA POSSO GRADEAR A TERRA , TENHO UMA MERCEARIA NA CIDADE, MAS O LUCRO AINDA É POUCO, TENHO MUITAS DESPESAS. TENHO UM MARIDO MAS NÃO MORA COMIGO , ELE TRABALHA NO MATO GROSSO, QUANDO VEM AQUI FICA DEZ DIAS EM CASA E VOLTA.NÃO QUERO O DINHEIRO DELE. O QUE EU FAÇO?

  9. Bom dia Nemar
    Peo que vc está descrevendo não vai ser tão facil tocar suas terras.Talvés coma ajuda de seu pai para administrar a peopriedade seria uma solução, já que é importante uma pessoa que fique direto na propriedade.Quanto a emprestimos vc atualmente não pode dispor do Pronaf já que tem uma outra atividade como fonte de renda.Existem outras modadlidades de emprestimos mais a juros um pouco mais caros(uma agencia do Banco do Brasil pode te auxiliar,procure o gerente).Quanto a outra solução é largar tudo na cidade e voltar para o interior!!!!!!

  10. ade disse:

    la peço informaçoes como fazer um projeto de administraçao rural
    eu precisso receber imformaçao para comtinuar meus estudos
    ddesde ja agradeço a colaboraçao
    obrogado

  11. alexandre disse:

    o controle de uma pequena propriedade e essencial para viabiliza-la.
    gostaria de ter algumas indicaçoes de software que facilitasse o gerenciamento da propridade.
    controlar receitas e despesas.contralar o custo de produçao de cada cultura.armazenar dados das culturas,como produtividade ,rentabilidade etc…
    enfim um software para que possamos administar uma pequena propridade como uma pequena empresa.

  12. liteenels disse:

    Hello everyone, long time reader first time poster here

    glad to be a member, and I can’t wait to begin getting more active here

    Until then visit my sites http://www.soulcast.com/post/show/663627/Very-best-Hiking-in-Phoenix,-AZ

  13. Ao Sr. Roberto Dias Ribeiro: sou viticultor em Tupi Paulista-SP e busco um software que me auxilie a organizar mais eficientemente a parte operacional do manejo das videiras que requer muita informação para cada setor de poda, quanto a aplicação de insumos nas épocas e nos estágios da produção, assim como, controle efetivo dos fungicidas aplicados, adubações foleares e eventualmente, inseticidas, seus períodos de carências, etc, para que eu possa ter em mãos todo o histórico de cada poda sem perda de tempo em anotações infindáveis e que requerem tempo para releitura e composição de informações; o Sr. tem conhecimento ( a nível acadêmico inclusive ) se há programa nesse sentido para me ajudar? Muito obrigado.

Os comentários estão encerrados.